Ontem, 24/02, a Coordenação de Barcarena do SEPUB esteve presente na Promotoria de Justiça de Barcarena, do Ministério Público do Estado do Pará – MPPA, para apoiar o Movimento Concurso Público de Barcarena Já! em uma reunião presencial agendada com o Promotor de Justiça Hélio Rubens Pinho Pereira, às 10, no MP. Para ver o agendamento clique aqui.
Porém, o Sr. Hélio Pereira não pode comparecer, pois fomos informados pelo Sr. Rodrigo, um trabalhador do MP, seis minutos antes do horário da reunião que o Promotor de Justiça teve outro compromisso e sugeriu naquele momento a realização de uma reunião on-line aos presentes, por meio da utilização do aparelho celular de cada um para participar da reunião on-line, sendo que o Wi-Fi do MP não se encontrava em qualidade suficiente para garantir a participação daqueles que necessitavam de acesso à internet.
Nesse sentido, o Movimento Concurso Público de Barcarena Já! protocolou o Ofício nº 010/2025 - MCPBJA, e solicitou reagendamento de reunião com o Promotor de Justiça, haja vista o ocorrido mencionado no parágrafo anterior.
Além disso, após protocolar o documento, o Movimento organizou na frente do MP a gravação de um vídeo para informar a população em geral a existência de um Grupo de Trabalho – GT, que a partir daquele momento irá acompanhar os dois processos em andamento no Ministério Público, visando a realização de concurso público na Câmara Municipal de Barcarena – CMB, e na Prefeitura Municipal de Barcarena – PMB. Para acessar o vídeo clique aqui.
Para os interessados em mais detalhes sobre os dois processos mencionados anteriormente, segue abaixo o link do site do Ministério Público para consultar e baixar os documentos tramitados.
https://www2.mppa.mp.br/transparencia/portal-saj/consulta-de-processo-saj.htm
OBS: Basta inserir o nº do Processo e clicar em “Consultar”.
1º) Processo nº 09.2024.00001046-6, que originou a instauração de Procedimento Administrativo para apuração de quantidade exorbitante de servidores contratados a título temporário no município de Barcarena; e
2º) Processo nº 01.2025.00004218-4, que dispõe sobre denúncia contra a Câmara Municipal de Barcarena devido a não realização de concurso Público para provimento do seu quadro efetivo de servidores públicos há aproximadamente 31 anos.